R. Maria Tomásia, 230 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60150-170

Quem somos

A Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará – AGACE,
fundada em 2016, é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, formada por Gestores, ex-Gestores e Técnicos ambientais com larga experiência no Estado e cuja missão é o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, por meio da Gestão Ambiental Local, possibilitando, destarte, a implementação das políticas púbicas ambientais do Município.

Objetivos

Congregar e representar os interesses municipais quanto ao fortalecimento das implementações das políticas públicas ambientais, harmonizando e veiculando os interesses em conjunto.
Promover o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente - SISMUMAs, no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA.
Desenvolver a cooperação e o intercâmbio permanente entre os municípios, visando à troca de opiniões técnicas e experiências profissionais.
Cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos ambientais dos Municípios relacionados ao meio ambiente.
Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos.

Breve relato histórico

A AGACE surgiu para dar respostas ao vazio das crescentes demandas da área ambiental dos Municípios.
Incomodados com a contramão das políticas públicas ambientais patrocinadas por um Estado centralizador – até então –, um corpo técnico de comprovada experiência insurgiu-se e foi capaz de traduzir, na prática, a implantação do fortalecimento da Gestão Ambiental Local no cenário que se desenhava caótico e sem perspectivas alvissareiras para os Municípios.
A Constituição Federal enceta a descentralização política administrativa e as competências comuns e privativas de cada Ente federado, sendo este o tatame dos constantes embates e terreiro das permanentes lutas a serem travadas. Nesse diapasão, vários conflitos de interesses emanaram com a criação da AGACE, Entidade nascida para a defesa das políticas ambientais com foco na GESTÃO AMBIENTAL LOCAL .
Após dezenas de encontros, discussões e incansáveis reuniões entre Gestores municipais e Órgãos estaduais, conseguiu-se estabelecer uma linha de ação definitiva. O marco: a derrubada da Resolução nº 24, de 31 de dezembro de 2014, nociva aos municípios cearenses, posto que enfraquecia e seguramente liquidava os Órgãos ambientais, no âmbito municipal, na sua tarefa constitucional de licenciar e fazer valer suas competências.
Dessa insurgência, entra em vigor a Resolução nº 01, de 04 de fevereiro de 2016, como marco extraordinário no que diz respeito à AUTONOMIA MUNICIPAL, estabelecendo-se uma nova coalizão de forças municipalistas.
E fomos além: lutamos e conseguimos um compromisso com o Governo do Estado do Ceará para um assento na composição do COEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente.
As Gestões Ambientais Locais a partir de 2017 passaram a ter vez, voz e voto nas decisões em nível estadual, com a participação efetiva nos embates na defesa dos avanços e transformando os Municípios como uma célula ambiental de importância fundamental na mudança de paradigmas e de fortalecimento da Gestão, com a concepção de desenvolvimento sustentável, capitaneados pelas Prefeituras de cada Município através de seus Órgãos de representação.
Hoje, a AGACE, muito também por suas atuações nos debates ambientais no COEMA, detém assento em outros fóruns estaduais: Comissão Tripartite no Ceará, indicada pelo Ministério do Meio Ambiente para representar os Municípios, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa – CAEAEAL, Comitê Gestor do Município Selo Verde, da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMA, dentre vários outros tablados de discussões ambientais.

Benefícios institucionais

A associação à AGACE propicia ao Município uma série de benefícios visando à estruturação e o fortalecimento da Gestão Ambiental Local, a saber:
a) Instituição “vinculada” à Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, em cujas dependências mantém sua sede, ocupando uma sala com toda a estrutura de funcionamento, a qual, inclusive, fica à disposição de seus associados.
b) Representatividade, por meio de um assento como Conselheiro, no Conselho Estadual do Meio Ambiente – COEMA.
c) Representatividade na Comissão Técnica Tripartite Estadual, por nomeação do Ministério do Meio Ambiente, como representante dos Órgãos municipais de meio ambiente.
d) Representatividade no “Programa Selo Município Verde – PSMV”, haja vista integrar o Comitê Gestor do Município Selo Verde, atuando na defesa e modificação dos critérios do programa, votando e aprovando as propostas de interesse dos Municípios.
e) Representatividade, por meio de um assento como Membro efetivo, na Câmara Setorial da Indústria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE.
f) Representatividade, por meio de um assento como Conselheiro, no Conselho Temático de Meio Ambiente – COTEMA, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.
g) Representatividade, por meio de um assento como Conselheiro, no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA do Município de Capistrano.
h) Representatividade, por meio de um assento como Conselheiro, no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA do Município de Caucaia.
i) Representatividade, por meio de um assento como Conselheiro, no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA do Município de Juazeiro do Norte.
j) Relacionamento institucional com os diversos Órgãos, Entidades e Associações ambientais: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais - IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente - ANAMMA, Rede Nacional dos Consórcios Públicos – RNCP, Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará – SEMA, Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMACE, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - ALECE, nas suas Comissões Temáticas de Meio Ambiente, Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE, Ministério Público Federal e Estadual, e demais afins.
k) Atuação junto à bancada legislativa em âmbito Municipal, Estadual e Federal, objetivando a autonomia das Gestões Ambientais Locais e o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA.
l) Realização de seminários regionais e locais com a construção de capacitação para os Municípios aplicarem na Gestão Ambiental Local.